Pular para o conteúdo principal

30 anos, Professor Universitário


Há dois anos, meu marido já era professor universitário e eu ainda era doutorando. Em um certo dia, perdemos uma consulta médica e eu fiquei muito chateado. Enquanto ele tentava me consolar, eu reclamei: “Assim não dá mais, 30 anos, professor universitário!” Bem, eu não era nenhuma dessas coisas e ficou parecendo que coloquei a culpa nele. O que eu queria dizer é que deveríamos ter um senso de responsabilidade maior e concordante com o que ele já havia conquistado. Apesar de tudo, rimos muito da situação e ressignificamos a frase. Ela virou um meme interno que sempre usamos para falar que algum comportamento é supostamente reprovável (muitas vezes de forma irônica, é claro).

Bom, agora que eu sou “30 anos, professor universitário” posso dizer: realmente a responsabilidade é grande. Assim, quero compartilhar um pouco sobre o que um professor universitário faz, ainda mais em tempos de quarentena que estamos sem dar aulas.

De forma geral, o professor universitário deve executar os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Além disso, o professor também deve realizar a gestão da universidade. Como estamos sem a parte do ensino, vou falar um pouco das outras linhas.

Normalmente, a pesquisa toma conta da vida do professor. Posso criticar aqui o fato de sermos avaliados principalmente por nossa produção científica, o que acaba desbalanceado a produção em outras áreas. De qualquer maneira, a pesquisa é realmente importante, não só localmente, mas mundialmente. Publicamos artigos científicos que são lidos e podem ser citados por pesquisadores do mundo todo. Essas citações são utilizadas para avaliar o impacto da pesquisa que fazemos. O Google possui uma plataforma que mostra as citações e os índices que são gerados para indicar o impacto da pesquisa de cada pesquisador. O meu perfil você pode ver clicando aqui

Falei como divulgamos a pesquisa, mas não como a fazemos. Geralmente, quem realiza a maioria das implementações da pesquisa são os alunos. Esses alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado participam dos projetos pensados e orientados pelos professores. Nós buscamos financiamento, pensamos nas etapas dos projetos, mostramos os caminhos que podem ser seguidos e discutimos os resultados encontrados. Para isso, precisamos ter acesso a equipamentos, laboratórios, computadores e bolsas para os alunos. Veja que aqui eu coloco o meu ponto de vista, mas outras áreas podem ter outras necessidades, como é o caso de hospitais universitários para cursos da área da saúde e atelies para cursos de artes.

Agora, vamos falar do terceiro pilar da universidade: a extensão. Ela envolve qualquer tipo de atividade que envolva a universidade e a comunidade. Portanto, eventos, cursos, competições, ações sociais liderados pela universidade e com a participação da comunidade são considerados atividades de extensão. Os meus projetos de extensão irão envolver principalmente a representatividade LGBT na Engenharia. Apesar de muito já ter mudado, as pessoas LGBT são comumente invisibilizadas nos cursos de engenharia. Quero dar o sentimento de pertencimento para os alunos do curso e permitir que pessoas de fora se sintam à vontade em entrar nele. Também quero incentivar as alunas do curso da engenharia mecânica a criar um projeto de afirmação feminina. Infelizmente, não existe nenhuma professora efetiva no curso que possa encabeçar o projeto, mas trabalharei para que elas tenham o protagonismo do projeto.

A extensão deve fazer parte do dia-a-dia de uma cidade que possui uma universidade pública. Se em sua cidade existe uma universidade, procure saber os programas e as atividades de extensão que ela oferece. Participe! Mas é claro, depois do isolamento social. Por enquanto fique em casa e veja se existe algum curso online. Dou um exemplo muito legal e simples. Você pode aprender italiano em casa com professores da USP! O curso é divido em duas partes, aqui e aqui.

Por fim, a gestão é a parte da papelada. Temos que nos adequar às regras da universidade e do Ministério da Educação, propor e executar alterações em disciplinas e no projeto pedagógico do curso, avaliar o andamento do curso e do departamento a cada ano, validar estágios realizados pelos alunos, credenciar projetos de pesquisa e extensão etc. Essas funções são feitas por cargos específicos que geram uma maior carga de trabalho e responsabilidades. Isso demanda, reuniões, discussões e muita burocracia. Apesar de parecer cansativo, essas regras servem para executarmos todos os três pilares de forma organizada e com qualidade.

Bom, essa é apenas uma parte da experiência que estou tendo como “30 anos, professor universitário” e da minha visão sobre a universidade. A universidade pública é de qualidade e deve ser para todos e todas. Defenda as universidades públicas!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qualis Referência e o indicador CiteScore da Scopus

Um dos desafios para um pesquisador é escolher em qual periódico será submetido seu artigo científico. Para tornar essa escolha um pouco mais fácil, existem diferentes índices e classificações que tentam mensurar o impacto de uma revista/periódico na comunidade científica. Uma dessas classificações é o Qualis Capes , também chamada de Qualis Periódicos quando focada na estratificação de revistas/periódicos. Essa classificação vem sofrendo uma profunda alteração em seu processo de estratificação e, para diferenciá-lo, passou-se a ser chamado de Qualis Referência .   Segundo o portal da Capes , a nova proposta se baseia em quatro princípios: Classificação única – cada periódico recebe apenas uma qualificação, independentemente da quantidade de áreas de avaliação às quais foi mencionado; Classificação por áreas-mães – os periódicos foram agrupados de acordo com a área na qual houve maior número de publicações nos anos de referência avaliativo, chamada de área-mãe;  Qualis Referência -

Receita de pão caseiro para testar na quarentena

Minha mãe sempre fez um pão caseiro maravilhoso e eu sempre senti muitas saudades. Como moro em outra cidade, tive que arregaçar as mangas e aprender a fazer meu próprio pão. Confesso que não é fácil. Fiz algumas vezes para pegar o jeito e os primeiros não ficaram muito bons. Então, se você não acertar de primeira, não se preocupe, uma hora dá certo. Vou passar a receita que eu faço e alguns truques que fazem o pão crescer bem e ficar fofinho. Algumas coisas são necessárias para fazer o pão: Uma bacia grande Uma assadeira grande Um rolo para abrir pão Uma superfície grande e limpa Algumas pessoas fazem direto em uma superfície sem usar a bacia, mas eu acho difícil e pode acabar sujando muito. Você também pode usar alguma garrafa ou algo parecido para abrir o pão ao invés do rolo. Os ingredientes são: 1 kg de farinha de trigo (mais umas 100 g para untar, abrir a massa, complementar a receita) 1 colher (sopa) de sal 5 colheres (sopa) de açúcar 20 gramas de fermento biológico seco 1 xícar