Pular para o conteúdo principal

Receita de pão caseiro para testar na quarentena


Minha mãe sempre fez um pão caseiro maravilhoso e eu sempre senti muitas saudades. Como moro em outra cidade, tive que arregaçar as mangas e aprender a fazer meu próprio pão. Confesso que não é fácil. Fiz algumas vezes para pegar o jeito e os primeiros não ficaram muito bons. Então, se você não acertar de primeira, não se preocupe, uma hora dá certo. Vou passar a receita que eu faço e alguns truques que fazem o pão crescer bem e ficar fofinho.


Algumas coisas são necessárias para fazer o pão:
  • Uma bacia grande
  • Uma assadeira grande
  • Um rolo para abrir pão
  • Uma superfície grande e limpa
Algumas pessoas fazem direto em uma superfície sem usar a bacia, mas eu acho difícil e pode acabar sujando muito. Você também pode usar alguma garrafa ou algo parecido para abrir o pão ao invés do rolo.

Os ingredientes são:
  • 1 kg de farinha de trigo (mais umas 100 g para untar, abrir a massa, complementar a receita)
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 20 gramas de fermento biológico seco
  • 1 xícara (chá) de leite ou 210 ml de leite
  • 1 xícara (chá) de água ou 210 ml de água
  • 2 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo
A farinha adicional vai ser para finalizar a massa, abrir a massa e untar a assadeira. Algumas pessoas pincelam uma gema batida em cima dos pães, mas eu não faço isso.

Modo de preparo:

Coloque na bacia 1 kg de farinha de trigo e o sal e misture bem. Abra um buraco no meio da mistura, coloque o açúcar e o fermento nesse espaço e misture apenas esses dois ingredientes. 


Agora adicione o resto dos ingredientes e misture. Tem algumas receitas que falam para colocar água morna para ativar o fermento. Isso funciona, mas se você passar de uma certa temperatura, você pode matar o fermento. Assim, eu coloco os ingredientes em temperatura ambiente mesmo.


A massa vai começar a se formar e ficará pesado de mexer com a colher. Nesse momento você pode passar a sovar a massa com a mão. Vá sovando até a massa se tornar homogênea. Se ela estiver muito pegajosa, acrescente farinha aos poucos por punhados pequenos e vá misturando. A receita que eu fiz para esse post demorou muito para dar o ponto pois eu devo ter colocado um pouco mais de leite ou água. Então tem que tentar fazer a medida bem certa para não dar tanto trabalho.


A massa tem que ficar lisa assim:


Bom, agora que começam as dicas mesmo. Como eu não ativei o fermento colocando água morna, eu tenho que ativar acrescentando calor na massa de alguma forma. Para fazer isso, eu ligo o forno por uns 2 minutos em temperatura máxima, desligo e coloco a massa no forno para crescer na bacia com um pano em cima. Além disso, outro segredo é que a massa precisa de umidade para crescer, então, eu fervo um pouco de água e coloco em uma assadeira na grelha de baixo do forno.


Deixe a massa crescer por 45 minutos. Nesse tempo que a massa cresce, eu acendo o forno por uns 30 segundos quando o tempo de espera atinge 15 e 30 minutos para aquecer um pouco o ambiente do forno. Nesse ponto a massa deve estar bem crescida, assim:


Você pode cortar a massa em quantas partes quiser. Eu divido a massa em três partes iguais fazendo três pães grandes. Cada parte deve ser aberta na superfície limpa com um pouco de farinha espalhada para não grudar. Passe um pouco de farinha no rolo também e abra a massa para formar quase que um retângulo de um palmo por 3 ou 4 palmos. Enrole a massa e coloque na assadeira untada com óleo e farinha.


Além disso, você pode rechear como quiser. Eu coloquei presunto e queijo em um deles e ficou muito bom!


Faça o mesmo procedimento para a massa crescer no forno. Mantenha ele aquecido de tempos em tempos e coloque a água quente na grelha de baixo. Não precisa manter um pano em cima dos pães. Essa etapa demora um pouco mais para crescer, podendo levar até 60 minutos.


Pronto, agora é só assar. Mas não é tão simples. Você vai ter que testar o seu forno. O ideal é assar mais ou menos por 45 minutos a 200 ºC. No meu forno, se eu mantenho nesta temperatura o tempo todo, pode demorar mais de 1 hora! Então, eu começo com 230 ºC por uns 30 minutos e depois eu coloco nos 200 ºC e espero até ficar dourado. Se eu vejo que demora para dourar, eu aumento para 230 ºC novamente até dourar.


Agora é só aproveitar o seu pão na quarentena! Deixei seu comentário contando como foi a experiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qualis Referência e o indicador CiteScore da Scopus

Um dos desafios para um pesquisador é escolher em qual periódico será submetido seu artigo científico. Para tornar essa escolha um pouco mais fácil, existem diferentes índices e classificações que tentam mensurar o impacto de uma revista/periódico na comunidade científica. Uma dessas classificações é o Qualis Capes , também chamada de Qualis Periódicos quando focada na estratificação de revistas/periódicos. Essa classificação vem sofrendo uma profunda alteração em seu processo de estratificação e, para diferenciá-lo, passou-se a ser chamado de Qualis Referência .   Segundo o portal da Capes , a nova proposta se baseia em quatro princípios: Classificação única – cada periódico recebe apenas uma qualificação, independentemente da quantidade de áreas de avaliação às quais foi mencionado; Classificação por áreas-mães – os periódicos foram agrupados de acordo com a área na qual houve maior número de publicações nos anos de referência avaliativo, chamada de área-mãe;  Qualis Referência -

30 anos, Professor Universitário

Há dois anos, meu marido já era professor universitário e eu ainda era doutorando. Em um certo dia, perdemos uma consulta médica e eu fiquei muito chateado. Enquanto ele tentava me consolar, eu reclamei: “Assim não dá mais, 30 anos, professor universitário!” Bem, eu não era nenhuma dessas coisas e ficou parecendo que coloquei a culpa nele. O que eu queria dizer é que deveríamos ter um senso de responsabilidade maior e concordante com o que ele já havia conquistado. Apesar de tudo, rimos muito da situação e ressignificamos a frase. Ela virou um meme interno que sempre usamos para falar que algum comportamento é supostamente reprovável (muitas vezes de forma irônica, é claro). Bom, agora que eu sou “30 anos, professor universitário” posso dizer: realmente a responsabilidade é grande . Assim, quero compartilhar um pouco sobre o que um professor universitário faz, ainda mais em tempos de quarentena que estamos sem dar aulas. De forma geral, o professor universitário deve execut